CBF ganha nova marca, destaques são as cores e alteração nas formas

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A CBF lançou hoje (9) uma nova marca. O projeto faz parte de uma ampla reestruturação de branding que tem objetivo de aprimorar a percepção da marca, torná-la mais eficaz no mundo digital e ampliar o conhecimento público sobre o trabalho realizado pela CBF.

A revelação foi feita em cerimônia de posse do presidente Rogério Caboclo.

Mudanças

As cores, principal elemento de reconhecimento, foram valorizadas e, agora, estão mais luminosas e com maior contraste, em especial o “Amarelo Canarinho”.

A forma singular do escudo foi preservada, assim como a cruz no seu centro, respeitando e valorizando a história da marca da CBF. Entretanto, as faixas ganharam movimento e se expandem, expressando “a ginga, superação e a personalidade que temos dentro de campo”, disse a entidade em nota.

Seguindo a premissa de reforçar a brasilidade, a tipografia adotada no escudo é composta por uma fonte desenvolvida por designers brasileiros da Dalton Maag.

Os grafismos são inspirados na obra do artista brasileiro Athos Bulcão, a partir de fragmentos do formato do escudo, que sugerem festa, energia e comemoração.

Nova Tagline

A marca conta ainda com uma tagline que sintetiza o que é o futebol no Brasil: JOGA BOLA.

“Ela expressa o jogar futebol com o nosso jeito convidativo e inclusivo, do campo de várzea aos jogos da Copa do Mundo em grandes estádios. É o amor pelo jogo, pela bola. É ainda a expressão que o brasileiro usa quando identifica o craque, o bom jogador, ou seja, o que joga bola”, explica Ana Couto, CEO da agência de branding responsável pelo projeto.

 

Assista ao vídeo de divulgação

 

A singularidade da marca, o que a distingue como única no mundo, é a sua brasilidade. E o futebol sempre foi a primeira e melhor brasilidade, representada pelo fair play, ousadia, disciplina, amor e empatia – afirma Rogério Caboclo, presidente da CBF.

 

Próximos Passos

Os desdobramentos da aplicação da nova marca se estenderão até 2020, “com a apresentação do novo uniforme da Seleção Brasileira, no primeiro jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2022”, adianta Gilberto Ratto, Diretor de Marketing da CBF. As plataformas digitais da CBF, bem como materiais de escritório e ambientes físicos passam a utilizar a nova marca gradativamente.

Essa mudança reflete os valores que a CBF quer reforçar na sua relação com todos os seus parceiros e com a sociedade – conclui Rogério Caboclo.

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Matéria publicada por Design Conceitual, em 09/04/2019, no website Design Conceitual.

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