Livros de design gráfico: 9 Títulos recomendados para iniciantes
Separamos para você uma lista com 9 livros de design gráfico fundamentais para a formação de qualquer designer, iniciante ou não, pois sabemos que conhecer novas perspectivas é extremamente importante em nossa área.
Além disso, quem trabalha na área de marketing digital ou marketing de conteúdo, por exemplo, também precisa de instruções básicas de design, tanto para orientar o cliente, como para cooperar com o time de designers.
A saber, o design gráfico está entre as profissões mais promissoras que acompanham o futuro de forma geral. Então, se você deseja se aperfeiçoar nessa carreira criativa, estude os livros recomendados abaixo, escritos por quem vive de design.
1. Design Para Quem Não é Designer
O livro impresso escrito por Robin Williams tem um conteúdo bem elaborado e completo, e é um dos livros de design gráfico obrigatórios para o profissional iniciante. Isso porque, Design Para Quem Não é Designer foi feito justamente para os leigos em design, seja um futuro designer ou qualquer outro profissional que queira entender os conceitos básicos do design. Logo, você aprenderá sobre tipografia, diagramação, contraste de cores e tamanhos, que vão ajudar você a desenvolver materiais como um flyer ou até mesmo um jornal. Essa obra é aquele livro didático que, além de prazeroso e objetivo, lhe servirá de consulta para trabalhos futuros.
2. Briefing: a Gestão do Projeto de Design
O livro de Peter L. Philips é um daqueles livros de cabeceira, pois demonstra a importância do briefing em projetos dos mais complexos. Esse é o principal e mais completo livro sobre briefing que conhecemos, e no decorrer dos 14 capítulos é possível aprender:
- A diferença entre Briefing e Proposta;
- A responsabilidade de cada participante do projeto;
- Os usos do Briefing e como ele deve ser feito;
- Criação de valores;
- Lidar com obstáculos;
- Avaliação dos resultados (inclusive financeiro).
Aproveite para aprender mais sobre briefing com os 30 anos de experiência de Philip, e melhore suas estratégias na gestão e execução dos projetos.
3. Design de Identidade da Marca
Graças ao uso das mídias sociais como canal de publicidade e propaganda, surgiram várias áreas de atuação específicas e oriundas do design gráfico. Inclusive, nos últimos anos, o termo identidade de marca passou a ganhar mais relevância com o surgimento de novas empresas e serviços. A autora e designer Alina Wheeler reúne métodos e cases comprovados para a construção da identidade de uma marca de sucesso. Sendo esse um dos livros de design gráfico que possui versão impressa e eletrônica, o livro Design de Identidade da Marca é um guia completo, que vai desde a descrição de metas até a mensuração de resultados.
Vale a pena a leitura, não apenas para aprender, mas também para nortear seus clientes da maneira correta.
4. Psicologia das Cores
A funcionalidade das cores nos projetos de design é de suma importância. Tal como dissemos sobre a identidade de marca. E a proposta do livro Psicologia das Cores, é exatamente a de informar quais cores e combinações são ideais para cada tipo de emoção e razão que se deseja despertar. O livro apresenta duas versões: e-book e impresso, e a obra de Eva Heller está dividida em 13 capítulos. O conteúdo é rico e é possível aprender:
- Cores mais e menos apreciadas;
- Histórias e curiosidades;
- Uma lista variada de sensações causadas pelas cores;
- Paleta de percepção de cores.
A leitura desse livro ajuda bastante a orientar o cliente, que às vezes coloca seu gosto pessoal na empresa, o que pode resultar em um projeto ou produto ineficiente, justamente pelas sensações e emoções transmitidas nas cores escolhidas.
5. Curso de Design Gráfico: Princípios e práticas
O autor David Dabner elaborou esse livro direcionado para designers gráficos, profissionais de mídias impressas, animação e mídia digital. Em sua segunda edição, o Curso de Design Gráfico entrega aos leitores recomendações específicas para melhor adaptar seus projetos. Repleto de exemplos de todos os tipos de mídia, tutoriais e exercícios, esse livro de design ensina com conselhos práticos desde o básico até a finalização de um design, valorizando a originalidade do projeto. O livro de David possui apenas edição impressa, mas vale a pena tê-lo para consultas posteriores.
6. Intuição ação criação: Graphic Design Thinking
Ellen Lupton e profissionais convidados apresentam nesta obra trinta métodos organizados em três etapas:
- A definição dos problemas;
- A geração de ideias;
- A criação de forma.
Que respectivamente são conduzidas para:
- Intuição;
- Ação;
- Criação.
O livro Intuição ação criação: Graphic Design Thinking contextualiza as técnicas de geração de ideias e não poderia faltar uma das mais conhecidas: O brainstorming em grupo. O livro é recomendado para todos os tipos de profissionais, pois também ajuda e traz diversos insights de como enfrentar os bloqueios criativos.
7. Pensar Com Tipos
É com a frase, segundo Michael Bierut: “Simplicidade, inteligência e boa tipografia”, que começamos a falar deste livro. Novamente a incrível Ellen Lupton divide seus conhecimentos de Tipografia no livro Pensar Com Tipos. Esse é um livro de design que se aplica também aos não designers. Leitores e escritores, designers e editores, professores e estudantes cujo trabalho esteja relacionado com a palavra escrita. O livro entrega orientações sobre qual fonte usar, tamanho, composição, alinhamento e espaçamento, além de falar sobre palavras e parágrafos. O livro 5 estrelas da autora é comercializado apenas na versão impressa.
8. Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade
Esse não é exclusivamente um livro de design gráfico, mas aborda uma competência fundamental para qualquer designer: a criatividade. E fato é que qualquer coisa, relacionada ou não com o seu ambiente, pode estimular a nossa parte cerebral que dá vida aos projetos. No livro Roube como um artista, o autor Austin Kleon reúne 10 dicas sobre criatividade que vão ajudar você a desenvolver novas ideias sem a cobrança de ser ou não original. Segundo ele e até citações de outras, inclusive bíblicas, a originalidade não existe. O que existe é a sua própria versão baseada em conceitos pré-existentes. Desvincular-se da cobrança e ser prático em perceber as influências do nosso século, é o que promete o autor na sua obra muito bem avaliada.
9. Manual do Designer Iniciante
Um livro feito de designer para designer, made in Brazil, para quem precisa de um norte na carreira. Sabe aquelas dúvidas que assombram a fase do profissional iniciante, que nem os grupos de redes sociais ou amigos da área sabem lhe responder? No livro de design Manual do Designer Iniciante você vai encontrar as respostas que permeiam a carreira do designer iniciante. Além do livro digital, o pacote vêm com os seguintes bônus:
- Workshop Carreira Criativa (Videoaulas);
- Modelo de Proposta Orçamentária;
- Contrato Revisado por Escritório de Advocacia;
Com mais de 10 anos de experiência no mercado criativo, Pedro Sicuro reuniu um pack que, com certeza, vai ajudar você a melhorar seus resultados como profissional.
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Artigo publicado no site PobreDesigner, escrito por GbecckRedator, redatora freelancer e autora do site Gbecck Redator e Outras Artes Criativas.
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